Atividade cultural que não para na Vila Madalena

Que a Vila Madalena é um ponto de efervescência cultural não é novidade pra ninguém. O talento que a região tem para concentrar produtores e admiradores de arte faz com que o bairro seja um dos locais preferidos para a instalação de galerias e ateliês. Quem gosta de artes, está no lugar certo, já que a vila foi o local escolhido para a instalação de vários centros culturais, teatros e galerias de arte.


Dois bons exemplos são o Centro Cultural Vila Madalena, que fica na Rua Fradique Coutinho, e o Centro Cultural Rio Verde, na Rua Belmiro Braga. O primeiro é responsável pela organização da famosa Feira da Vila e de outros eventos realizados no bairro. Já o segundo local foi concebido para ser um espaço de experimentação cultural e é palco de exposições, shows, ensaios de dança e muitas outras manifestações artísticas, além de manter uma biblioteca comunitária infanto-juvenil.

Quem caminha pela Vila “Madá” sabe que não é difícil achar galerias de arte pelas ruas do bairro. E uma das principais diferenças dessas galerias para as encontradas em outras regiões de São Paulo é que o público frequentador é um pouco mais jovem e as exposições, em geral, contemplam a cultura urbana, a street art e a arte contemporânea.


E por falar em arte urbana, não é preciso, necessariamente, entrar em uma galeria de arte para apreciar grafites. Basta dar uma passada pelo Beco do Batman, como é conhecida popularmente a Rua Gonçalo Afonso. Lá, estudantes e artistas colorem os muros com regularidade e os desenhos são trocados esporadicamente.






Comentários