Veja a situação dos postos de saúde no bairro do Ipiranga

 O bairro do Ipiranga sempre foi um bairro muito bom para se viver. Sua localização e espaço são excelentes. O sistema de saúde sempre foi muito bom, melhorando a cada ano. Infelizmente, porém, os postos de saúde do bairro estão em estado aquém do que era há poucos anos.

Uma das qualidades dos postos de saúde do bairro é ter associado o PAI - Programa de Atendimento ao Idoso, e o FUNSAI -  Centro de Convivência para a 3ª Idade Vivavida, serviço socioassistencial de proteção social básica, oferece diversas atividades que contribuem para um envelhecimento saudável, propiciando a melhoria da qualidade de vida, resgate da dignidade e autoestima dos idosos. 

Poucos bairros da capital têm esse privilégio para 3ª idade. Isso torna o bairro do Ipiranga muito bom para os Idosos, que recebem a visita de médicos em casa, além de enfermeiras e acompanhantes. Quando os idosos não têm como ir a um dos postos do bairro, um acompanhante vai até o endereço do idoso e o busca em carro da prefeitura e o leva ao posto de saúde para consulta e/ou exames.

Estes dois programas de atendimento ao idoso ainda funcionam, mas precisam voltar a ter as qualidades que tinham antes.

Quanto a qualidade nos postos de saúde para os demais cidadãos do bairro, não há nada a comemorar ou se orgulhar, porque predomina:

- A falta de médicos nos postos

- A falta remédios

- Falta de fraldas para idosos

- A confusão na hora de marcar consulta e exame é grande.

Quando o cidadão consegue fazer um exame, a demora para passar no médico faz com que o exame, na hora da consulta, não sirva mais, pois o médico atendente já avisa que o paciente tem que fazer outro, pois o exame já está obsoleto. Não serve mais.

E essa confusão toda mostra bem o quanto caiu a qualidade dos postos de saúde do bairro do Ipiranga.

Por termos recebidos muitas mensagens e e-mail dos moradores, sempre cobrando que falássemos desta questão, pedimos que leiam o artigo acima, intitulado Cidadania Ativa”. Ele é uma ferramenta indispensável para trazermos de volta a qualidade na área de saúde do bairro do Ipiranga.

Lembre-se sempre. Não se pede favor ao exigir melhoras; tudo está sendo pago com os impostos que cada cidadão paga neste país, que é muito e o que faz com que quase tudo funcione neste país, apesar dos políticos.



 

Comentários